Relembre as principais publicações da revista Zelota durante o primeiro semestre de 2021 na edição sobre Adventismo e Política


O ano de 2021 iniciou com uma grande novidade: o lançamento da revista Zelota, uma revista adventista on-line de jornalismo independente para a membresia na América-Latina. Para estrear essa iniciativa, o tema central escolhido para o primeiro semestre do ano foi “Adventismo e Política”. A edição contou com 10 artigos principais, 3 entrevistas, artigos de opinião, mural do leitor, notícias e vídeos sobre o tema. Nossos voluntários contribuíram com seus esforços e pesquisa para que o conteúdo chegasse semanalmente aos nossos leitores. A vocês, nosso muito obrigado!

Agora, ao fim da primeira edição, queremos também agradecer a você por contribuir com o nosso trabalho, que leu, compartilhou, comentou e conferiu engajamento aos nossos conteúdos. Saiba que todo o trabalho realizado pela revista, embora ainda imperfeito em muitos aspectos, é realizado com muito amor e dedicação.

Sem surpresas, o tema política e adventismo não foi o único assunto em discussão durante o semestre. No contexto de pandemia, nossos artigos também trouxeram informações importantes de ações da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) e seu enfrentamento diante da crise; falamos sobre interpretação profética para o tempo do fim; sobre a importância da valorização das mulheres adventistas em lideranças locais e administrativas e questões LGBTQIAP+, entre outros assuntos de interesse de nossa membresia.

Abaixo, elencamos os principais textos publicados durante essa edição:

Janeiro

Abrindo a edição, o editor-chefe da Zelota, Elias Batista Jr., demonstrou em sua matéria a inclinação dos líderes e influencers da IASD, no Brasil, para o discurso político ideológico de extrema direita. O texto alcançou quase 5.800 visualizações, sendo o artigo sobre política mais lido da edição deste semestre. Mariana Rocha, editora da Zelota, em seu artigo apresenta como o documento adventista sobre política terminologias, contradiz posicionamentos e aliena a membresia.  Além dele, outros textos relacionados à política também foram publicados:

Editorial | Política e religião: pontes de esperança

Direita, Volver! por Elias Batista Jr.

Não há César no Brasil por Mariana Rocha

A Igreja sob autocrítica por Alvin Masarira (Adventist Today)

A falsa fé das teorias de conspiração por William McCall (Adventist Today)

Cristãos Canibais por Neno Vasco

Fevereiro

Enquanto a COVID-19 se espalhava pelo Brasil com velocidade catastrófica, o Centro Universitário Adventista (UNASP) enfrentava uma grande crise sanitária em decorrência da volta às aulas durante a pandemia. Além de ser alvo da mídia de massa, a crise do UNASP também foi noticiada pela Zelota, mas apenas por meio do relato pessoal de uma aluna, que confirmava e expandia o que já havia sido noticiado. O relato da aluna foi pessoal e, portanto, dizia respeito apenas à sua experiência, e não à de todos os alunos do campus. O relato atingiu aproximadamente 9.000 visualizações, se tornando o artigo mais lido da edição.

No mesmo mês iniciou-se também a Série “Decreto Dominical”, do Dr. Jon Paulien, que em sua primeira parte Como Deus atua no mundo? atingiu aproximadamente 1.500 visualizações.

Panaceia humana ou direção do Espírito por Eugene Gerasimov (Adventist Today)

Como Deus atua no mundo? (parte 1) por Jon Paulien

Somos a mulher louca trancada no sótão? por Elle Berry (Adventist Today)

“O clima tá bem pesado, pelo menos no dormitório feminino” por Anônima

Março

Em um dos principais artigos do mês, o editor-chefe da Zelota, André Kanasiro, apresenta como a IASD bajulou regimes militares de direita para conquistar vantagens. Em alinhamento temático ao artigo, a revista realizou uma longa entrevista com o Dr. Ronald Lawson, intitulada “Nossos líderes vão puxar o saco de qualquer ditador”. Nela, o sociólogo adventista, após anos de entrevistas e estudos sobre a realidade política do adventismo no mundo, explicou as principais tendências acerca do assunto no contexto denominacional.

Não existe “presidente” na Igreja Adventista mundial por Loren Seibold (Adventist Today)

A princesa e os generais por André Kanasiro

O método satânico (parte 2) por Jon Paulien

“Nossos líderes vão puxar o saco de qualquer ditador” por Ronald Lawson

Igreja aberta para cultos (à Anajure) por André Kanasiro

Pelo resgate da identidade remanescente por Pablo Pimentel 

Abril

Jonathan Monteiro, editor da Zelota, abre o mês apresentando a homofobia velada em material da Lição da Escola Sabatina dos Adultos, evidenciada em possíveis manipulações da tradução e acréscimos questionáveis. No mesmo mês, Elias Batista Jr. apresenta ações da UCB no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. E a União da Alemanha do Norte vota pela ordenação igualitária. Em entrevista, Juan Tudela fala à Zelota sobre as invasões dos militares nos cultos adventistas, na época da ditadura de Pinochet. Além disso, Mariana Rocha critica a maneira superficial e acrítica com que a revista Ministério aborda o Capitalismo e o Marxismo.

Homossexualidade não é opção, homofobia sim por Jonathan Monteiro

A UCB contra a Covid-19 por Elias Batista Jr.

Ordenação de pastoras na Alemanha por Adventistischer Pressedienst, União da Alemanha do Norte

“Os pastores denunciavam, e militares entravam nas reuniões” por Juan Tudela

Ellen White, contexto e profecia (parte 3) por Jon Paulien

O cristão e a acomodação por Mariana Rocha

Sua existência é política por Rebecca Brothers (Adventist Today)

O Deus dos indesejados por Alef Lessa

Maio

Em maio, um artigo esclarecedor de Neno Vasco demonstrou como a IASD atuou, na época da Ditadura Civil-Militar brasileira, como legitimadora não oficial do regime – não apenas apontando alinhamento de discursos, mas a atuação de lideranças adventistas ao lado do governo. 

A menina-dos-olhos de chumbo por Neno Vasco

“Sigo resistindo e lutando” por Zelota

Para o LGBTQ, é difícil entender a Bíblia? por Alicia Johnston

Profecias para o presente (parte 4) por Jon Paulien

vídeo: A igreja adventista e a liberdade de expressão

Junho

Em busca de equidade, a IASD no mundo busca ações para minimizar as desigualdades de gênero em suas instituições. Nesse sentido, Jonathan Monteiro destaca o histórico da IASD para a ordenação de anciãs no adventismo. Elias Batista Jr. apresenta um assunto inédito na mídia adventista: as relações históricas de alguns membros com movimentos em prol da reforma agrária. 

Finalizando a série de estudos sobre o decreto dominical, Jon Paulien nos concedeu uma entrevista exclusiva, esclarecendo alguns pontos sobre a interpretação das profecias, com foco especial no tema do “Decreto Dominical”. 

Alemanha nomeia primeira oficial para igualdade de gênero por Divisão Inter-Europeia

Pastora nomeada como secretária executiva por Adventist Today

Abre Alas para o Dia da Anciã! por Jonathan Monteiro

Em busca da terra prometida por Elias Batista Jr

O real não é o verdadeiro por André Castro

Durante o primeiro semestre de 2021, essa foi a contribuição da Zelota para a democracia da informação aos adventistas, com textos de caráter histórico e jornalístico capazes de aprofundar a discussão sobre a política no adventismo. Quaisquer que sejam os acontecimentos adventistas durante a próxima edição, estaremos aqui, dentro de nossas limitações atuais, para mantê-lo informado com notícias e matérias oportunas e ponderadas. Outros textos com temáticas centradas nesse tópico ainda serão publicados periodicamente no futuro.

Se você apreciou o que fizemos até aqui na Zelota durante esses meses, pode considerar apoiar o jornalismo adventista independente com qualquer auxílio material ou financeiro. Como um periódico sem fins lucrativos, cada doação faz a diferença, e nos auxilia a entregar ainda mais conteúdo, com a profundidade e perspectiva crítica digna de nossos leitores.

Agradecemos.

Os editores.