Abrimos mão de nossa participação no evento por ter sido cerceada a presença de um dos membros do nosso corpo editorial. Entendemos a atitude como incoerente a uma iniciativa que se propõe à construção da comunhão cristã para a afirmação da pluralidade


01 dez., 2022 | Redação Zelota

Neste fim-de-semana, nos dias 2-4 de dezembro de 2022, é realizada a conferência da organização “Novas Narrativas Evangélicas”, uma “comunidade-plataforma de comunhão, construção e afirmação da pluralidade de identidades evangélicas” que organiza e disputa a identidade evangélica “por meio de ações e agendas antifundamentalistas e propositivas”. O evento é localizado no espaço da Igreja Betesda, em São Paulo, SP.

A revista Zelota esteve presente no primeiro encontro do movimento, realizado nos dias 3-5 de dezembro de 2021, na Casa de Babette, em São Paulo, SP; também esteve presente no lançamento da Agenda Antifundamentalista, organizado pelo Novas, no dia 8 de agosto, no Rio de Janeiro, RJ. Os eventos foram marcos importantes para a organização de muitos evangélicos contra a cultura fundamentalista instaurada nas igrejas brasileiras, e foram um ponto de encontro de nossos representantes com muitos militantes, artistas, acadêmicos e influenciadores evangélicos que conhecemos e admiramos. Sendo assim, nos planejamos para comparecer à conferência deste ano, igualmente animados para reencontrar irmãos de fé e de luta. No dia 10 de outubro de 2022, conversamos com um membro da equipe organizadora do evento sobre a possibilidade de mediar um espaço de discussão no sábado à tarde. Diante da resposta positiva, também começamos a nos organizar para tal.

Infelizmente, no dia 21 de novembro de 2022 fomos informados que em nossa mesa não poderia constar Bruno Reikdal, membro do conselho da Zelota e ex-membro da Igreja Betesda, local que sedia o evento. O motivo para a proibição seria o conflito envolvendo a saída de Bruno de seu rol de membros. Bruno Reikdal saiu da Igreja Betesda no dia 2 de março de 2021, enviando uma carta aberta à liderança que explicitava todas as razões eclesiásticas e institucionais para sua saída; nenhuma dizia respeito aos princípios orientadores do Novas ou ao tema de nossa mesa. Tampouco houve processo eclesiástico ou jurídico formal que o proibisse ou desencorajasse de adentrar o espaço físico da igreja.

Embora, segundo o website do Novas Narrativas, “todas as pessoas” sejam bem vindas à conferência, “de verdade”, este episódio demonstra que tal receptividade não se estende de fato a todas as pessoas, e que o movimento, deparando-se com conflitos do qual não faz parte, escolhe o lado dos que detêm mais poder. Visto que um de nossos membros não é bem vindo, não nos sentimos à vontade para mediar um espaço de discussão na programação da conferência, e portanto retiramos dele nossa participação. Lamentamos que irmãos em Cristo não possam se unir em um mesmo propósito a despeito de desentendimentos passados, um sinal de maturidade na fé que poderia ser atribuído ao líder da Igreja Betesda, Pr. Ricardo Gondim, após sua participação em uma live pela democracia juntamente com Bruno Reikdal, no dia 17 de outubro de 2022, no canal SIMpodCRER. Infelizmente tal espírito cristão não parece se estender a espaços onde a liderança da igreja tem poder de fato.

Desejamos que a conferência seja uma bênção aos participantes e que o Espírito nos reúna em novas oportunidades no futuro. Por fim, reiteramos nosso compromisso com a construção de um Evangelho verdadeiramente popular, e lembramos que este não se constrói retirando da mesa aqueles que simplesmente questionaram estruturas vigentes de poder – método essencialmente fundamentalista que não deve ter espaço entre os nossos.