Em seu terceiro dia, a 61ª Assembleia Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia discutiu a questão da representatividade na liderança e propôs o cargo de coordenação do Espírito de Profecia


Por Megan Yoshioka | Texto traduzido e adaptado do original em inglês para a revista Zelota por André Kanasiro.

Lowell Cooper, chairman of the nominating committee, addresses the delegates on Wednesday, June 8. (Foto: Tor Tjeransen / Adventist Media Exchange (CC BY 4.0)

Durante a sessão de quarta-feira à noite na Assembleia da Associação Geral (AG) de 2022, Lowell Cooper, presidente da comissão de nomeação, respondeu a preocupações sobre diversidade e representatividade durante o processo de nomeação.

“Houve certa inquietação na assembleia noite passada com o processo de seleção e recomendação de nomes para posições de liderança na Associação Geral,” disse Cooper. “Eu só quero assegurar a assembleia que a comissão de nomeação me perguntou muitas das mesmas questões, talvez mais vezes que aqui; questões de diversidade, questões de representatividade, e a questão da idade — que você não pode perguntar nos Estados Unidos.”

Cooper disse que a comissão de nomeação revisa muitos fatores durante o processo de nomeação, e que um único fator não pode determinar a qualificação de um candidato.

“Nós olhamos para várias áreas e para a combinação total das considerações feitas, de modo a tentar, sob a orientação de Deus, tomar nossas decisões de modo a trazer uma recomendação a vocês,” ele disse.

Lori Yingling, diretora de recursos humanos da AG, forneceu informação demográfica de funcionários da AG em cargos executivos, profissionais e administrativos. De acordo com um relatório de 2021, 62% dos funcionários nas posições são homens e 38% são mulheres. Em relação a etnia, 55% são brancos, 17% são latinos ou hispanos, 16% são negros ou afro-americanos, 9% são asiáticos, e 3% são de duas ou mais raças. A idade média de funcionários em cargos executivos, profissionais e administrativos é 54, enquanto a idade média de oficiais eleitos é 60. Todas as Divisões estavam representadas no relatório.

Nomeações para oficiais das Divisões, exceto os da Divisão Euro-Asiática (ESD) e associados departamentais da AG, foram anunciados e aprovados durante as sessões da tarde e da noite. O mandato para oficiais da ESD foi estendido até o Concílio Anual da AG em 2022, devido às circunstâncias incomuns na Divisão.

Veja abaixo uma lista de posições confirmadas na quarta-feira, dia 8 de junho de 2022.

Ministério Adventista das Possibilidades

Um novo acréscimo ao Manual da Igreja, o Ministério Adventista das Possibilidades, foi proposto durante a sessão de quarta-feira à noite. O acréscimo é uma iniciativa para ser mais inclusivo a pessoas com deficiência e surdos.

O acréscimo, de acordo com a agenda da sessão, declara que a igreja reconhece surdez “mais como uma característica cultural que […] uma deficiência.” Ele também recomenda que comissões de igreja nomeiem um líder local para o ministério das possibilidades, de preferência alguém que tenha experiência direta ou educação no ministério.

Diane Thurber, delegada da Divisão Norte-Americana, apoiou o acréscimo. Ela declarou que luta por pessoas cegas através do seu trabalho no “Christian Record Services para Cegos” e como consultora do Ministério Adventista das Possibilidades da AG, fazendo uma força-tarefa para os cegos.

“Acrescentar essa seção ao Manual da Igreja vai conscientizar e ajudar a assegurar que haja representatividade na igreja local para qualquer um com uma deficiência visível ou oculta que possa precisar de acomodação, e também para os surdos,” disse Thurber. “Mas ainda mais importante, nós como igreja aprenderemos mais sobre como incluir todos os filhos de Deus que desejam ajudar a missão da igreja a avançar. O corpo de Cristo não está completo sem esses irmãos e irmãs.”

O pastor surdo e delegado da AG Jeffrey Jordan também apoiou a moção.

“Há milhões e muitas, muitas pessoas que são surdas e ainda não são representadas,” disse Jordan através do tradutor para a Linguagem Americana de Sinais. “Eu fico feliz em ser um representante como um indivíduo surdo aqui na plenária. Mas estamos apoiando essa moção, essa parte do Manual da Igreja, para ser mais inclusivos dos surdos, e cegos, e daqueles que estão na lista que vocês leram, e todos que Deus tem a possibilidade de usar.”

O acréscimo de uma nova seção passou com 99,6% de aprovação.

Delegados também se referiram a emendas que encorajam o diaconato a ajudar membros da igreja com deficiência nas seções “Deveres dos Diáconos” e “Deveres das Diaconisas”. Foram expressas preocupações com recursos e qualificações específicas para ajudar pessoas com deficiência. Preocupações com a separação de seções para diáconos e diaconisas também foram expressas, mas descartadas pelo presidente, já que os acréscimos específicos sendo discutidos não lidavam com gênero.

A emenda à seção de “Deveres dos Diáconos” passou com 96,7% de aprovação. A emenda à seção de “Deveres das Diaconisas” passou através de consenso, já que os acréscimos eram similares aos da seção para os “Deveres dos Diáconos”.

Coordenador de escritos do Espírito de Profecia

Delegados aprovaram outro acréscimo ao Manual da Igreja, criando um cargo de coordenador de escritos do Espírito de Profecia em igrejas locais. A moção passou com 66,3% de aprovação, uma das mais baixas da sessão.

De acordo com a agenda da sessão, o coordenador de escritos do Espírito de Profecia ficaria responsável por “promover a importância e o uso correto dos escritos do Espírito de Profecia”.

Muitos delegados afirmaram que respeitavam os escritos de Ellen White, mas estavam preocupados com o estabelecimento do novo cargo. Algumas preocupações incluíam a idolatria dos escritos de Ellen White, abuso da posição, ameaça à liberdade de consciência, e falta de materiais de treinamento.

Rabea Kramp, delegada da União Sul-Alemã, apoiou o acréscimo, afirmando que ele poderia beneficiar a igreja durante o tempo do fim.

“Eu realmente aprecio essa ideia de criar um novo cargo de coordenador para o Espírito de Profecia, especialmente porque sabemos que um dos sinais do fim será o anulamento do Espírito de Profecia,” disse Kramp. “Então eu espero que esse cargo de coordenador nas nossas igrejas locais possa ajudar a minimizar esses eventos no tempo do fim, nos conscientizando do dom maravilhoso de Ellen White e seus escritos.”

“Muitos campos na nossa igreja mundial tratam esses escritos inspirados de forma muito diferente, pois em algumas regiões os membros da igreja não podem distribuir livros de Ellen White para a nossa missão, já que líderes da igreja os impedem ou até proíbem,” continuou Kramp. “Então essa nova seção pode ser um sinal de que devemos erguer seus escritos ainda mais. E eu sei de muitos membros de igreja na Europa, jovens e velhos, que dariam boas-vindas entusiasmadas a esta nova seção, estando mais que dispostos a colocá-la em prática.”

Cargos confirmados no dia 8 de junho de 2022

Presidentes de Divisão: aprovação de 97,1%, 1.534 votos no total

Blasious Ruguri, presidente, Divisão Africana Centro-Oriental (ECD) (reeleito)
Mikhail Kaminskiy, presidente, Divisão Euro-Asiática (ESD) (reeleito)*
Elie Henry, presidente, Divisão Interamericana (IAD) (reeleito)
Mario Brito, presidente, Divisão Intereuropeia (EUD) (reeleito)
G Alexander Bryant, presidente, Divisão Norte-Americana (NAD) (reeleito)
Yo Han Kim, presidente, Divisão Norte-Asiática do Pacífico (NSD)

– Cargos anteriores: diretor, Missão Adventista, NSD; assistente do presidente, NSD

Stanley Edilson Arco, presidente, Divisão Sul-Americana (DSA) (reeleito)
Glenn Townend, presidente, Divisão do Pacífico Sul (SPD) (reeleito)
Harrington Akombwa, presidente, Divisão Sul-Africana e do Oceano Índico (SID)

– Cargo anterior: presidente de União, União Zâmbia/União Sul da Zâmbia, SID

Ezras Lakra, presidente, Divisão Sul-Asiática (SUD) (reeleito)
Roger Caderma, presidente, Divisão Sul-Asiática do Pacífico (SSD)
Cargo anterior: presidente, União Sul-Filipina, SSD
Daniel Duda, presidente, Divisão Transeuropeia (TED)

– Cargo anterior: diretor, Educação, TED

Robert Osei-Bonsu, presidente, Divisão Africana Centro-Ocidental (WAD)
Cargo anterior: reitor, Seminário Teológico, Universidade Adventista da África, AG

*Mandato estendido até o Concílio Anual de 2022 devido a circunstâncias incomuns na Divisão.

Secretários e tesoureiros das Divisões: 96,4% de aprovação, 1.528 votos no total

Musa Mitekaro, secretário, EC

– Cargos anteriores: secretário, Associação Ministerial, ECD; diretor, Ministério da Família, ECD

Jerome Habimana, tesoureiro, ECD (reeleito)
Viktor Alyeksyeyenko, secretário, ESD (reeleito)*
Vladimir Tkachuk, tesoureiro, ESD (reeleito)*
Leonard Johnson, secretário, IAD (reeleito)
Filiberto Verduzco, tesoureiro, IAD (reeleito)
Barna Magyarosi, secretário, EUD (reeleito)
Norbert Zens, tesoureiro, EUD (reeleito)
Kyoshin Ahn, secretário, NAD (reeleito)
Randy Robinson, tesoureiro, NAD (reeleito)
Hiroshi Yamaji, secretário, NSD

Cargo anterior: diretor, Ministério da Saúde, NSD

Joel Tompkins, tesoureiro, NSD (reeleito)
Edward Heidinger, secretário, DSA (reeleito)
Marlon S. Lopes, tesoureiro, DSA (reeleito)
Ch. John Victor, secretário, SUD

– Cargo anterior: presidente, União da Índia Centro-Oriental, SUD

Riches Christian, tesoureiro, SUD

– Cargo anterior: assistant to the tesoureiro, SUD

Wendell Mandolang, secretário, SSD

– Cargo anterior: ministerial secretário/chaplaincy diretor, SSD

Jacinth Adap, tesoureiro, SSD

– Cargo anterior: undertesoureiro, SSD

Gideon Reyneke, secretário, SID (reeleito)
Hopekings Ngoma, tesoureiro, SID (reeleito)
Michael Sikuri, secretário, SPD (reeleito)
Francois Keet, tesoureiro, SPD (reeleito)
Robert Csizmadia, secretário, TED

– Cargo anterior: president, Duna Conference, TED

Nenad Jepuranovic, tesoureiro, TED (reeleito)
Selom Kwasi Sessou, secretário, WAD

– Cargo anterior: secretário assistente, WAD

Markus Mussa Dangana, tesoureiro, WAD

– Cargo anterior: tesoureiro, União Nigéria Norte, WAD

*Mandato estendido até o Concílio Anual de 2022 devido a circunstâncias incomuns na Divisão.

Departamentais associados da AG: 98,3% de aprovação, 1.496 votos no total

Samuel Neves, diretor associado, Comunicação, AG

– Cargo anterior: diretor associado, Comunicação, AG

Hudson Kibuuka, diretor associado, Educação, AG (reeleito)
John Taylor, diretor associado (4), Educação, AG (reeleito)
Julian Melgosa, diretor associado, Educação, AG

– Cargo anterior: diretor associado, Educação, AG

Richard Apelles Sabuin, diretor associado, Educação, AG

– Cargo anterior: diretor, Educação, NSD

Zeno Charles-Marcel, diretor associado, Ministério da Saúde, AG (reeleito)
Katia Reinert, diretora associada, Ministério da Saúde, AG (reeleito)
Torben Bergland, diretor associado, Ministério da Saúde, AG (reeleito)
Pavel Goia, secretário associado, editor da “Ministry”, Associação Ministerial, AG (reeleito)
Jeffrey Brown, secretário associado, editor da “Ministry”, Associação Ministerial, AG (reeleito)
Robert Costa, secretário associado, Evangelismo, Associação Ministerial, AG (reeleito)
Anthony Kent, secretário associado, editor da “Elder’s Digest”, Associação Ministerial, AG (reeleito)
Jennifer Woods, diretora associada, Assuntos Públicos e Liberdade Religiosa, AG (reeleito)
Nelu Burcea, diretor associado, Assuntos Públicos e Liberdade Religiosa, AG (reeleito)
Scot Coppock, diretor associado, Serviço de Testamentos e Legado, AG (reeleito)
Stephen Apola, diretor associado, Publishing Ministries, AG (reeleito)
Justin Kim, diretor associado, Ministério Pessoal e Escola Sabatina, AG

– Cargo anterior: diretor associado, Ministério Pessoal e Escola Sabatina, AG

Eric Barbe, diretor associado, Ministério de Mordomia, AG (reeleito)
Nilde Itin, diretora associada, Ministério da Mulher, AG

– Cargo anterior: secretária administrativa do presidente, AG

Pako Mokgwane, diretor associado, Ministério Jovem, AG (reeleito)
Andres Peralta, diretor associado, Desbravadores e Aventureiros, Ministério Jovem, AG (reeleito)

A Assembleia Geral de 2022 continua na quinta-feira, dia 9 de junho.

Veja também a cobertura em vídeo da revista Zelota no Youtube: