Como pôr fim à pobreza
O Mercado é o principal responsável pela pobreza mundial, e não será o responsável por extingui-la
Cassiane, pentecostalismo e a revolução brasileira
Ainda que a “Teologia da libertação tenha escolhido os pobres, e os pobres escolheram os pentecostais”, o caráter libertador de algumas músicas clássicas do pentecostalismo resulta do espaço social de seu surgimento e é uma condição para a revolução brasileira
Marx e a besta do Apocalipse
Em sua leitura do Apocalipse, Karl Marx relaciona o dinheiro à besta apocalíptica, que regula todas as trocas, cuja marca decide sobre todas as relações: ninguém pode comprar nem vender sem ela
Guerra aos homossexuais
Na investida contra os homossexuais, a igreja adventista mobilizou tanto a imprensa quanto práticas eclesiásticas para descredibilizar a teologia e a representação da comunidade LGBTQIAP+ em suas fileiras
O desenvolvimento da Teologia da Libertação
A Teologia da Libertação busca uma teologia concreta que não legitima condições de dominação e pobreza, mas luta para transformá-las em defesa da vida de quem sofre com seus efeitos
Mergulhar na Surpresa
Ainda que o capitalismo ensine não existir outro sistema econômico para responder às necessidades humanas, a fé cristã aplica ao presente o que espera de um futuro messiânico de justiça plena
Kinship vs. Colin Cook
O início da história da comunidade LGBTQIAP+ na Igreja Adventista foi marcado por preconceito, perseguição e escândalos de cura gay
A tragédia da cultura da pureza na liderança masculina
A ideia do estupro marital e casos de assédio sexual são implicações lógicas da cultura da pureza feminina e da submissão do corpo da mulher à figura masculina do marido
UCB se omite em denúncias de assédio sexual
Os abusos teriam sido cometidos pelo ex-diretor regional da ADRA e departamental da ASA para o estado de São Paulo, encobertos por pastores da união, e os processos ajuizados contra ele correm em segredo de justiça
Marx, Paulo, João e os dois senhores
Em sua prática exegética, Karl Marx aplicou, de forma invertida, o pensamento de Paulo e João sobre a encarnação de Cristo ao dinheiro: ao invés de ser servo da humanidade, o dinheiro a ela serve como Deus e, por isso, atua como anticristo