Há 27 anos, neste dia, era realizada a primeira cerimônia de ordenação feminina ao ministério pastoral


“Ordenação das primeiras mulheres ao ministério, com Norma Osborn ao centro” (Fonte: “Ordination – Herstories: Norma and Kedra”, Spectrum Magazine).

Esquecida na história adventista, a tarde de 23 de setembro de 1995 está para sempre marcada no tempo por conta da primeira ordenação feminina ao ministério pastoral adventista. A cerimônia aconteceu na Igreja Adventista Sétimo Dia de Sligo (Sligo SDA Church, no inglês), Maryland (EUA), sob a liderança de Rudy Torres, reconhecendo as pastoras Norma Osborn, Kendra Haloviak e Penny Shell como as primeiras ministras ordenadas pela denominação. A ordenação foi feita em apreciação a três funções pastorais: ministério em igreja local, professora de teologia e capelania, respectivamente.

Naquele ano havia muita atenção por parte da igreja sobre as mulheres que estavam servindo no ministério pastoral ou estavam se preparando para se tornarem ministras do evangelho. Os delegados presentes na Assembleia da Associação Geral, em Utrecht, votariam uma moção da Divisão Norte-Americana para permitir que as divisões pudessem decidir, individualmente, que as mulheres pudessem ser ordenadas como pastoras. Contudo, a decisão tomada foi contrária à proposta.

Diante da moção rejeitada, a Igreja de Sligo decidiu prosseguir com a ordenação de três mulheres que eram membras da igreja local. Como se sabe, a ordenação é para os pastores um momento de reconhecimento do seu chamado, e vai muito além da oração com a imposição de mãos. Algumas pessoas olharam para a decisão da igreja local como algo rebelde, e outros se opuseram ao que estava acontecendo.

Aquele sábado, 23 de setembro, foi marcado por um culto de adoração com muita organização. A congregação contou com apoiadoras e apoiadores, incluindo um grupo de mulheres que arrecadou fundos para levar outras mulheres adventistas servindo no ministério para acompanhar esse dia histórico. O sermão de ordenação foi realizado pelo pastor Rudy Torres e aplaudido de pé. Em seguida os ministros presentes se direcionaram à plataforma para a oração de dedicação com imposição de mãos. No mesmo ano, no dia 2 de dezembro, mais três mulheres foram ordenadas no sul da Califórnia.

Em 8 de abril de 2017, a Igreja de Sligo homenageou as ministras Kendra, Norma e Penny com uma placa comemorativa para a ocasião, intitulada “All are Gifted/All are Valued” [em português: “Todas são dotadas/Todas são valorizadas”], seguida da mensagem “Em afirmação aos seus dons espirituais e ao chamado de Deus, no sábado, 23 de setembro de 1995, a IASD Sligo celebrou a primeira ordenação de mulheres ao ministério evangélico em uma congregação Adventista do Sétimo Dia”, e finalizada com o verso de Gálatas 3.28. Na apresentação estava presente o presidente da Associação Geral, Ted Wilson, que se opõe à ordenação de mulheres.

Penny Shell se jubilou da função ministerial da Igreja Universitária Walla Walla em 2006, e hoje vive no noroeste dos EUA. Norman Osborn atuou como pastora associada da Pacific Union College Church até sua aposentadoria. Kendra Haloviak Valentine segue como ministra e professora de Estudos do Novo Testamento na Universidade La Sierra.