O evento contou com a presença e participação da revista Zelota, entre pesquisadores, pesquisadoras e representantes de diferentes movimentos, entidades religiosas e da sociedade civil


20 ago., 2022 | Redação Zelota 

Na última semana (15), a revista Zelota acompanhou o lançamento do Glossário sobre Religião e Política, produzido e publicado pela Otros Cruces, uma organização civil que trabalha na articulação entre a religião e o espaço público. Realizado em São Paulo, na sede da Conectas Direitos Humanos, o evento reuniu representantes de diferentes movimentos e entidades religiosas, assim como pesquisadores, pesquisadoras e pessoas que atuam no debate público sobre religião. O eixo central da temática trabalhada tratava do problema da laicidade e da liberdade religiosa, as compreensões redutivas desses conceitos, assim como suas tensões e complexidades.

O conteúdo e a proposta de publicação do Glossário sobre Religião e Política foram apresentados por meio de uma mesa de debate composta por Nicolás Panotto, atual diretor da Otros Cruces, teólogo e cientista social com doutorado pela FLACSO; Joana Zylberstajn, advogada de direitos humanos, cofundadora da consultoria Veredas e doutora em direito constitucional pela USP; e Maryuri Grisales, Assessora do Programa de Fortalecimento Democrático da Conectas e doutora em Ciências da Religião pela UMESP. 

Entre o público, figuraram pesquisadores e pesquisadoras de programas de pós-graduação de instituições de ensino como a Universidade de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Federal do ABC e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, assim como representantes de organizações das quais destacam-se Religiões pela Paz, Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, Instituto Vladimir Herzog, Frente Inter-religiosa Dom Paulo Evaristo Arns, Evangélicas Pela Igualdade de Gênero, além dos grupos promotores do evento e lideranças religiosas de diferentes tradições.

O objetivo do material é a promoção de discussões e contribuição para a formação popular no trato com a intersecção entre religião e política — tanto em espaços religiosos, como em movimentos sociais não vinculados a uma fé determinada. Conforme reiterado pela mesa, o conteúdo é inovador por não cair nos lugares comuns de conceitos como “laicidade”, “secularidade”, “liberdade religiosa” e outros, propondo concepções mais aprofundadas, mas com linguagem acessível e de caráter introdutório.

Segundo Panotto, o Glossário é fruto de um esforço coletivo da equipe de trabalho da Otros Cruces. Seu caráter didático e objetivo facilitam a construção crítica de um vocabulário comum que abre portas para uma compreensão qualificada da intersecção entre a experiência religiosa e o espaço público. Contemplando vinte verbetes, o leitor e a leitora passam desde conceitos como “política”, “Estado”, “democracia” e “público e privado”, até “ideologia”, “ética”, “religiões, crenças e espiritualidades”, todos muito bem articulados e coerentes no interior da proposta lançada pela equipe autora.

Foto panorâmica da reunião. (Foto: Humberto R. Oliveira Jr.).
Da esquerda para a direita, Maryuri Grisales, Joana Zylberstajn e Nicolás Panotto (Foto: Humberto R. Oliveira Jr.).

Como participante do evento de lançamento e sabendo da possibilidade de criação de um novo Glossário ampliado, Bruno Reikdal, editor da revista Zelota, destacou no momento dos debates a ausência do verbete “classe” e a importância de trabalho em torno desse conceito, que aparece apenas uma vez no material publicado, no desenvolvimento do conceito de “direitos humanos”. André Kanasiro, editor-chefe da revista, também reforçou que é necessário trabalhar a moralidade de cada grupo religioso a partir de sua própria fé, pois abstrações como “democracia” e “Estado laico”, embora importantes, são fantasmas desconectados do cotidiano popular e sem valor em si mesmos. Para os editores do periódico, classe é uma categoria fundamental para a compreensão e organização da realidade de qualquer sociedade moderna e, no esforço de superação das compreensões reducionistas sobre laicidade que reduzem religião ao âmbito “privado”, a base de organização de sociedades com alto grau de complexidade da divisão social do trabalho é a estrutura de classes. A construção desse verbete pode auxiliar nas discussões abertas por outros verbetes, como o de “ideologia”, por exemplo.

A recepção dos apontamentos, comentários e reações dos participantes do evento foi positiva pela mesa e organizadores. Em particular, alguns apontamentos realizados pela Zelota ecoaram em falas subsequentes, tanto para reforçar a necessidade ou relevância das questões colocadas, quanto em diálogo crítico. O ambiente de discussão aberta e acolhedora propiciou, em termos gerais, a emergência de dois desafios: 1. a expansão da produção teórica iniciada pelo material publicado; e 2. a constituição de grupos de formação popular em torno do Glossário.

Acompanhando, fortalecendo e apoiando o conteúdo promovido pelo material coletivo desenvolvido pela Otros Cruces, a versão digital do Glossário sobre Política e Religião está disponibilizada para a leitura, que pode ser acessada gratuitamente aqui. Para diferentes comunidades, esse conteúdo pode ser ponto de partida para construção de um vocabulário comum, qualificação de debates e mesmo processos de formação política.