Alyssa Truman é eleita como diretora de comunicação da Associação Geral e Samuel Neves é eleito como diretor associado de liberdade religiosa; mudanças indicam reorganização de departamentos
Por Jared Wright | Com a contribuição de Samuel Girven e da Equipe da Spectrum, que inclui Alexander Carpenter, Raquel Mentor, Stanton Witherspoon, André Kanasiro, Ezrica Bennett, Felipe Carmo, Jacklyn Frias, Makayla Mattocks, Samuel Girven, Jared Wright, Sandra Muñoz, Andrew Francis. Traduzido e adaptado dos originais em inglês [1] [2] por André Kanasiro para a revista Zelota.
No dia 8 de julho de 2025, após a parte da tarde da Assembleia da Associação Geral (AG), os delegados elegeram Alyssa Truman para atuar como diretora da comunicação da AG. Truman foi a diretora assistente de comunicação pelos últimos três anos. Ela substitui Williams Costa, que atuou como diretor por mais de 15 anos. Em uma escolha histórica, ela é a terceira mulher a liderar a Comunicação da AG desde a criação do departamento.
Truman era uma administradora de publicidade para a Adventist World Radio (AWR) antes de se tornar diretora assistente de comunicação. Ela tem um mestrado em ministério pastoral pela Universidade Andrews, concluído em 2025. Ela tem três filhas, e seu marido, Trent, é o administrador de projetos criativos para a Divisão Norte-Americana (NAD).
Outros diretores de departamento eleitos incluem:
Departamentos da AG
- Ministério de Capelania: Ivan H. Omana, diretor (reeleito)
- Ministério Infantil: Orathai Chureson, diretora (reeleita)
- Educação: Lisa Beardsley-Hardy, diretora (reeleita)
- Ministério da Família: Wilbert Oliver, diretor (reeleito)
- Saúde: Dr. Zeno L. Charles-Marcel, diretor (reeleito)
- Ministerial: Ramon J. Canals, secretário (reeleito)
- Doações Planejadas e Testamentos: Hector Reyes, diretor (reeleito)
- Relações públicas e Liberdade Religiosa: Nelu Burcea, diretor
- Ministério de Publicações: Mario Martinelli, diretor
- Escola Sabatina e Ministério Pessoal: James Howard, diretor (reeleito)
- Ministério de Mordomia: Marcos Faiock Bomfim, diretor (reeleito)
- Ministério da Mulher: Galina Stele, diretora (reeleita)
- Ministério Jovem: Sibusiso B. Khumalo, diretor (reeleito)
Eleições continuam
Na quarta-feira, dia 9 de julho, a comissão executiva da AG elegeu Samuel Gil Soldevilla como diretor associado de comunicação da AG para atuar com Alyssa Truman, a nova diretora de comunicação. Sua eleição sinaliza uma reorganização significativa do departamento de comunicação, que lida com as relações midiáticas da AG e mensagens multimídia.
Gil Soldevilla, mais recentemente o diretor de comunicação da União de Igrejas Espanhola e CEO da HopeMedia Spain, tem um doutorado em ciências de comunicação pela Universidade Jaume I, em Castellón de la Plana, Espanha; um mestrado pré-doutoral em “novas tendências e processos de inovação em comunicação”; e graduações em publicidade, relações públicas e teologia.
Truman substitui Williams Costa Jr., que foi eleito para o cargo em 2010, quando Ted Wilson assumiu como presidente da AG. Ex-professor de música e maestro no Brasil, com um mestrado em História da música e composição pela Universidade Andrews, Williams levou sua experiência na produção televisiva para o cargo. Em uma entrevista para o Elder’s Digest, ele expressou sua abordagem para a comunicação, que ele costumava tratar como sinônima de publicidade. “Sem Jesus no coração, não há estratégia que crie boa publicidade. Nes te contexto, é importante estar inserido na sociedade com dispositivos tecnológicos de ponta e redes sociais.”
Esta mudança dramática na liderança do departamento de comunicação faz parte de uma série de mudanças significativas nesta Assembleia da AG.
Durante a mesma assembleia administrativa, Samuel Neves, diretor associado de comunicação, foi eleito diretor associado do departamento de Relações Públicas e Liberdade Religiosa (PARL) da AG.
Conhecido por seu foco no evangelismo digital, Neves foi eleito em 2015 após atuar como pastor no Reino Unido. Um brasileiro que estudou no Reino Unido, Neves levou ao seu trabalho uma fascinação pela inovação tecnológica. Um colega que trabalhou com Neves mencionou, em uma entrevista com a Spectrum, que também gostava do interesse entusiasmado de Neves pela criação de marcas e design. Parte disso está evidente em seu trabalho, que ajudou a liderar (e vender) as mudanças de 2017 ao sistema de identidade denominacional. Algumas de suas inovações, como a fonte “Advent Sans” e a grade de apresentação Criação, que deixa um sétimo da tela em branco exceto pelo logo da IASD de modo a dar um testemunho corporativo do sábado, pareceram um tanto provincianas para alguns. A Spectrum recentemente fez uma reportagem sobre o gasto de US$1,5 milhão por parte de Neves para um esquema fracassado de rastreamento de pedidos de orações. Em uma coletiva de imprensa após as eleições, Neves disse à mídia que ele não tinha qualificação para seu trabalho quando o assumiu, mas que Deus o capacitou para a obra.
Elie Henry, presidente da Divisão Interamericana (IAD) de 2018 a 2025, também foi eleito como diretor associado do PARL. Henry é irmão de Ariel Henry (que tem um mestrado em saúde pública pela Universidade Loma Linda/LLU), o primeiro-ministro do Haiti de 2021 a 2024. Em 2020, Elie e sua filha, uma doutoranda em fisioterapia na LLU, foram sequestrados por um breve período no Haiti, em troca de US$5 milhões de resgate. Abner de los Santos, vice-presidente geral da AG desde 2015, tornou-se o presidente da IAD, demonstrando a influência crescente do México na região.
Da esquerda para a direita: Sam Neves, Alyssa Truman, Williams Costa, Jr., e Samuel Gil Soldevilla falando com a imprensa.
Com 936 votos a favor e 79 contra, os delegados aprovaram a chapa de diretores associados da AG.
Diretores Associados
- Ministério Infantil: Nilde Itin (reeleita)
- Comunicação: Samuel Gil Soldevilla
- Educação: Richard A. Sabuin (reeleito), Sócrates Quispe (reeleito), Juvenal Balisasa, Anneris Coria-Navia
- Ministério da Família: Elaine Oliver (reeleita)
- Ministério da Saúde: Milton A. Mesa (reeleito), Katie Reinert (reeleita), Yuri Bondarenko
- Associação Ministerial (Secretário associado): Anthony R. Kent (reeleito), Jongimpi Papu, Aurora M. Canals (reeleita), Crystal E. Ward, Jeffery O. Brown (reeleito)
- Relações Públicas e Liberdade Religiosa: Elie Henry, Samuel H. Neves
- Ministério de Publicações: Super Moesi (reeleito)
- Escola Sabatina e Ministério Pessoal: Daniel Ebenezer (reeleito), E. Douglas Venn (reeleito)
- Ministério de Mordomia: Aniel Barbe (reeleito)
- Ministério da Mulher: Omobondike Adeola Sessou
- Ministério Jovem: Petronio Genebago, Alfred Asiem
Diretores da Auditoria da AG (GCAS)
- Diretor executivo: Robyn Kajiura
- Diretores associados: Jonathan Beagles, Maurine Wahlen, Guillermo Leal, Boris Cardenas, Gary Blood
- Diretores associados regionais: JoJean Birth, Furaha Mpozembizi, Roy Cortez, Jeremy Smith.
Comissão de Auditoria da AG
- Representante leigo da Divisão Africana Centro-Oriental: Patrick Boniface Ojera
- Representante leigo da Divisão Euro-Asiática: Aurel Duca
- Divisão Intereuropeia: Por decidir
- Representante leigo da Divisão Interamericana: Dennis Brown
- Representante leigo da Divisão Norte-Americana: John Satelmajer
- Representante leigo da Divisão Norte-Asiática do Pacífico: Raylin Gibbs
- Representante leigo da Divisão Sul-Americana: Ailton Dorl
- Representante leigo da Divisão Africana do Sul e do Oceano Índico: Antonio Paulino
- Representante leiga da Divisão do Pacífico Sul: Annette Barlow
- Representante leigo da Divisão Sul-Asiática do Pacífico: Wendell Ganhinhin
- Representante leigo da Divisão Sul-Asiática: Boban Varghese
- Representante leigo da Divisão Transeuropeia: Frensly Panneflek
- Representante leigo da Divisão Africana Centro-Ocidental: Kwaku Danso-Abeam