Conheça as oito mulheres eleitas ou reeleitas para alguns dos cargos mais importantes da Igreja Adventista global
Por Raquel Mentor | Traduzido e adaptado do original em inglês por André Kanasiro para a revista Zelota. Republicado em colaboração com SPECTRUM: o periódico e website do Adventist Forum desde 1969. www.spectrummagazine.org
Conforme se aproxima o fim da Assembleia da Associação Geral (AG), oito mulheres foram escolhidas para atuar em cargos importantes ao longo do próximo quinquênio. Embora sejam poucas, suas conquistas coletivas são um lembrete necessário de que as mulheres continuam a ter um grande impacto em todos os níveis da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD).
Audrey E. Andersson, vice-presidente geral
Audrey Andersson é uma vice-presidente geral que foi reeleita. Ela foi a primeira mulher a atuar como secretária executiva para a Divisão Transeuropeia, eleita em 2010.
Nascida na Irlanda, Andersson se formou em teologia no Newbold College, e depois obteve um mestrado em ministério pastoral. Em 2003, ela atuou como secretária executiva da União Sueca, e foi instrumental no planejamento da lição da escola sabatina GraceLink. Em 2016, ela recebeu o Prêmio da AG de Mulher de Excelência, seguido pelo Prêmio Mulheres na Liderança da União-Associação Britânica em 2020.
Alyssa Truman, diretora de comunicação
Alyssa Truman é a nova diretora de comunicação. Ela é a terceira mulher a ocupar o cargo desde que o departamento foi fundado — a última atuou em 1994.
Truman terminou um mestrado em ministério pastoral na Universidade Andrews (AU) em 2025, e foi a diretora assistente de comunicação pelos últimos três anos.
Lisa M Beardsley-Hardy, diretora de educação
Lisa Beardsley-Hardy é a diretora de educação reeleita. Antes de seu cargo na AG, ela trabalhou na Universidade do Havaí, na Universidade de Illinois, na AU, e na Universidade Loma Linda.
Nascida na Inglaterra e com cidadania inglesa, finlandesa e estadunidense, ela fez seu bacharelado em teologia no Seminário Teológico Adventista Far East, e tem graduações em saúde pública, psicologia educacional e administração.
Galina Stele, diretora do ministério da mulher
Galina Stele é a diretora reeleita para o ministério da mulher. Em 1996, ela se tornou a primeira mulher a concluir um doutorado em ministério na AU.
Antes de trabalhar no ministério da mulher, Stele trabalhou no Gabinete de Arquivo, Estatística e Pesquisa da AG. Ela também foi professora de teologia no Seminário Teológico Zaoksky, na Rússia, e atuou como diretora no Instituto de Missiologia da Divisão Euro-Asiática.
Orathai Chureson, diretora do ministério infantil
Orathai Chureson é a diretora reeleita para o ministério infantil. Nascida e criada na Tailândia, ela atuou durante oito anos como diretora do ministério infantil e da família para a Divisão Sul-Asiática do Pacífico, incluindo um ano como coordenadora da Associação de Esposas de Pastores.
Chureson tem um doutorado em programa de estudos e instrução, com uma especialização em ensino de inglês para não nativos, obtido no Instituto Internacional Adventista de Estudos Avançados, nas Filipinas. Ela tem 14 de experiência docente.
Ivelisse Herrera, tesoureira da Divisão Interamericana
Nativa da República Dominicana, Ivelisse Herrera retornou como tesoureira da Divisão Interamericana. Ela serve a IASD há 36 anos, começando como contadora numa associação. Ela também ocupou o cargo de contadora de missão, tesoureira de associação, e diretora de fundos em seu país natal.
Herrera tem um bacharelado em contabilidade pela Universidade Adventista Dominicana e um mestrado em empreendedorismo pela Universidade Montemorelos.
Judy Glass, tesoureira da Divisão Norte-Americana
Judy Glass foi reeleita como tesoureira da Divisão Norte-Americana, e foi a primeira diretora financeira (CFO) dos planos de aposentadoria da divisão.
Glass cresceu em Minnesota e tem um bacharelado em empreendedorismo pela Union College. Ela fez um mestrado em administração, trabalhando então como CFO do AdventSource por 11 anos.
Robyn Kajiura, diretora da auditoria da Associação Geral
Robyn Kajiura foi eleita como diretora da auditoria da AG. Ela trabalhava como diretora associada da auditoria, liderando uma equipe de 80 pessoas e administrando um orçamento de aproximadamente US$10 milhões.
Ela tem mais de 30 anos de experiência em auditoria, e trabalhou em casos na Austrália, no Brasil, na Índia, na Rússia e na Suíça.