O evento sublinhou os esforços contínuos da Igreja Adventista para navegar realidades financeiras, sustentar a integridade de suas políticas e se adaptar a um mundo em transformação


Por Alexander Carpenter, Stanton Witherspoon, Alex Aamodt e Samuel Girven | O texto corresponde a uma compilação das principais matérias publicadas em inglês na Spectrum Magazine a respeito do Concílio Anual dos Adventistas do Sétimo Dia de 2024: “Annual Council Report: Friday and Sabbath“, “Process and Presidential Issues: Annual Council Report Sunday-Tuesday” e “Annual Council Grapples with Financial Trends, Policy Debates, and Global Mission“. A tradução, adaptação edição foram feitas por André Kanasiro e Felipe Camo.

A primeira assembleia administrativa do Concílio Anual de 2024 começou na manhã de sexta-feira, 11 de outubro, na sede mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD). A reunião de aproximadamente 356 membros da Comissão Executiva da Associação Geral (AG) e de 74 convidados representa o segundo maior corpo decisório na denominação global, que conta 23,2 milhões de membros. “Este Concílio Anual é a reunião mais importante da igreja mundial a ocorrer entre as Assembleias Gerais”, afirmou o secretário executivo Erton Köhler. Ele notou que “esta é a última antes da 62ª Assembleia Geral”, que vai ocorrer nos dias 3-12 de julho de 2025, em St. Louis, Missouri.

A série de assembleias administrativas oficiais — que duraram quase uma semana — representa o 14º ano com Ted Wilson como presidente da Associação Geral. É um legado histórico de oposição à ordenação feminina, afirmação de poder da AG, insistência no trabalho evangelístico leigo através do Envolvimento Total de Membros (ETM), e promoção da autoridade de Ellen G. White, particularmente em O grande conflito.

Primeiros itens da assembleia

O tema deste ano, “Chamados a ser fiéis: os mandamentos de Deus e a fé de Jesus”, cita Apocalipse e acompanha uma agenda focada em revisões de políticas denominacionais, assim como uma variedade de apresentações de ministérios e promoções de departamentos. De acordo com algumas conversas, não está claro o que pode provocar debate entre os delegados, cujo núcleo político são os presidentes de Uniões, eleitos por seus corpos constitutivos locais. Um dos presentes indicou que o foco em “apropriações e distribuição do dízimo” merece escrutínio. Outro item acrescenta dois itens à lista de “Razões para disciplina no ministério”. Embora parte da linguagem certamente se conforme a padrões éticos e profissionais, outras cláusulas parecem ter definições vagas, incluindo a “divulgação não autorizada ou inapropriada de informação” e “informação denominacional por quaisquer meios”. Isso pode limitar o trabalho da imprensa livre adventista, incluindo Spectrum, e assim limitar o acesso à informação por quase todos os adventistas.

Isso ocorre no momento adventista sem precedentes no qual Wilson recentemente proibiu funcionários da AG de se comunicar com entidades adventistas independentes. Isso inclui o próprio Departamento de Comunicação da AG. De acordo com uma fonte que pediu anonimato, nessa reunião Wilson foi então lembrado de que tinha aparecido recentemente na 3ABN. Ele então emendou a regra para incluir membros da ASI, um processo pouco transparente controlado por empresários leigos.

Durante a reportagem investigativa da Spectrum em julho, a respeito de um diretor da Adventist Review que estava mentindo sobre seu registro educacional e profissional, Spectrum recebeu a seguinte mensagem: “Eu estou numa situação complicada aqui. Meu chefe Justin Kim me pediu para parar de conversar com… a Spectrum. Como uma diretiva de seu chefe Ted Wilson.” Neste caso, qualquer um obedecendo Wilson teria agido para proteger alguém que a investigação subsequente da AG demitiu uma semana após a reportagem da Spectrum.

A reunião de três horas na sexta-feira focou em informar os membros a respeito de iniciativas da IASD com votos essencialmente cerimoniais. O concílio prosseguiu para aprovar o novo plano estratégico global “Eu vou” (“I Will Go”) para 2025-2030. Apresentado inicialmente no Concílio Anual de 2023 e refinado através de contribuições extensas de divisões e instituições, o plano foi adotado unanimemente. “O que estamos apresentando agora não é novo, mas deve encontrar expressão com cada entidade nesta sala”, enfatizou um líder, sinalizando um comprometimento coletivo com engajamento missionário global. Itens adicionais incluíram a comissão da Mensagem dos Três Anjos apresentando projetos do Instituto de Pesquisa Bíblica, Ministério Infantil, esforços evangelísticos no Uruguai, e a série focada em profecias para jovens do Hope Channel, “3 AM: Morning is Coming”.

Combinando um tópico sério com um estilo bem-humorado para manter a atenção, Karnik Doukmetzian, assessor geral da AG, e vice-secretário Hensley Moorooven deram uma palestra espirituosa aos membros da comissão executiva sobre suas obrigações oficiais. “Você tem a responsabilidade de participar [de reuniões da comissão executiva] regularmente,” disse Doukmetzian. Ele também lembrou membros da comissão executiva de seu dever de votar em assuntos oficiais. Baixos totais de votos frequentemente se destacam nessas reuniões da IASD. Na manhã de sexta, houve 166 votos na primeira ação, menos da metade dos aproximadamente 356 membros da comissão executiva.

Usando chapéus (Moorooven com um verde=eclesiástico, Doukmetzian com um preto=institucional), eles terminaram com uma lista mostrando a estrutura de como membros do corpo constitutivo e poder fluem pelos dois sistemas de governança adventista. Sistemas de governança têm sido particularmente importantes em relação à educação superior este ano, após a AG propor um plano para exercer mais influência sobre a contratação de professores de religião. A oposição de educadores e administradores argumentou que universidades possuem sistemas separados de governança.

Uma moção foi proposta e votada para acrescentar “Oferta trimestral para projetos missionários” como outro nome para a Oferta do Décimo-Terceiro Sábado. Esta mudança oferece uma descrição mais clara para as oito Divisões administrando o Plano de Ofertas Combinadas. O Foco em Missão Urbana: Centro de Missão Global para Missão Urbana apresentou seus esforços contínuos como parte do plano estratégico “Eu vou”, enfatizando o alcance em áreas urbanas e compartilhando sucessos e desafios em ministérios urbanos. O Adventist Heritage Ministries reportou seu trabalho na tradução dos escritos de Ellen G. White, buscando tornar estes textos fundacionais mais acessíveis a nível global. A ênfase está em narrativas imersivas e no engajamento de gerações mais jovens através de experiências históricas palpáveis. No entanto, desafios foram reconhecidos no privado em relação à administração e promoção de locais históricos. A Casa de José Bates em Fairhaven, MA, foi mencionada como um lugar no qual o número de visitantes não satisfez as expectativas. Um líder que pediu anonimato observou, em relação ao projeto Bates, que “a cidade está bastante desapontada conosco. Eles nos ajudaram a comprá-la, mas estão desapontados porque não há muitas pessoas visitando”.

Sermão de sábado: sinais ambíguos sobre controvérsia

Durante seu sermão de sábado no dia 12 de outubro, Ted N. C. Wilson enfatizou um “chamado a ser fiel” às vinte-e-oito Crenças Fundamentais da IASD, aos Dez Mandamentos, e aos escritos de Ellen G. White.

Após dar as boas-vindas aos membros da Comissão Executiva da AG e convidados especiais em quatro línguas diferentes enquanto usava trajes culturais do Sudão do Sul (onde ele ajudou a batizar 200 pessoas em julho), ele implorou que o grupo “se atenha fielmente à palavra de Deus e sua missão planejada para a IASD, e ao fato de que somos um povo peculiar chamado a ser fiel”. Após divagar de seu sermão para pedir a membros da igreja que “se acostumaram a assistir o culto on-line em seus pijamas” que retornem aos cultos presenciais, Wilson projetou uma visão de fim do mundo na qual a Bíblia é “rejeitada e distorcida”, e verdades bíblicas são ignoradas, mencionando especificamente “a verdade bíblica sobre a sexualidade humana”.

Curiosamente, Wilson divergiu de seu estilo recente de listas de múltiplos tópicos, e ao invés disso buscou projetar um tema de unidade que olha para o futuro sob os princípios e doutrinas da IASD. Contudo, ele ainda condenou brevemente os que divergem da hermenêutica adventista aceita tradicionalmente e “dizem que a clara palavra de Deus diz algo oposto”.

Boa parte do sermão de Wilson se dedicou a um testemunho de uma estudante de medicina no quarto ano na Universidade de Loma Linda. O passado de Giorgia Maghelli como uma europeia convertida ao adventismo — apoiada com leitura de Ellen White e tempo estudando na Universidade Weimar — permitiu que Wilson a tratasse como evidência para sua agenda de envolvimento total e comprometimento com White. Próximo do fim do sermão da manhã, Wilson pediu que o grupo participasse de um momento de unidade no qual todos deram as mãos e cantaram o hino “Ó, que esperança”. Introduzido com um pouco de seu humor autodepreciativo, o momento pareceu expressar uma tensão interna — o esforço para “se manter juntos” de modo a unir e recriar um passado esperançoso para além das controvérsias contemporâneas delineadas em sua homilia.

Processos e questões presidenciais: relatório domingo-terça-feira

Durante a assembleia administrativa de segunda à tarde, surgiu um debate sobre uma recomendação para acrescentar uma nova seção, “Homechurches”, ao Manual da Igreja. Embora tenha incluído reclamações usuais sobre termos e delegados tropeçando em questões básicas de procedimento parlamentar, vários líderes importantes de Divisões falaram em oposição. Para além do drama, o momento lançou luz sobre a condição da Associação Geral (AG), especialmente em torno de seus processos e seu presidente.

Até então, a maior parte do Concílio Anual de 2024 — cerca de 50 horas — apresentou relatórios missionários resplandecentes sobre esforços evangelísticos bem-sucedidos, um relatório da tesouraria mostrando orçamentos equilibrados e liquidez confortável, e os presentes usuais em forma de livros, chaveiros, e comida que parece trazer mais atenção aos delegados dispersos. As votações apresentam resultados de aprovação na tela com margens desiguais a ponto de deixar líderes do Cazaquistão ou da Coreia do Norte com inveja.1

Durante uma votação eu perguntei ao presidente de uma União da África, com cara de entediado, por que ele não tinha se dado ao trabalho de apertar o monte de botões do Election Buddy. “Por que eu faria isso?”, ele respondeu, enquanto apontava para a tela na qual somente três pessoas votavam em oposição. Ele explicou que só votaria se o voto importasse. O resultado total para cada um dos itens igualava cerca de metade dos delegados presentes. É possível olhar para isso como uma falta de comprometimento dos líderes adventistas com suas responsabilidades básicas. No entanto, dado o monte de tópicos promocionais, isso parece brotar de um desrespeito dos níveis superiores pelo papel da deliberação e tomada de decisões de executivos profissionais.

As linhas de tensão se revelaram ainda mais durante o debate de mais de uma hora sobre as “homechurches”, que essencialmente encerrou a reunião de segunda-feira.

De acordo com o representante do secretariado da AG, liderado por Erton Köhler, isso “veio de um longo trabalho” pela Comissão Administrativa da AG, que “elegeu uma comissão ad hoc” cerca de cinco anos atrás. Seu propósito era estudar o tópico das igrejas caseiras. Esta, por sua vez, criou uma subcomissão que entrevistou “muitas pessoas” e “explorou diferentes opções”. O resultado foi esta seção em um documento de 200 páginas que foi distribuído pelos membros do Concílio Anual menos de uma semana antes do evento. Esta agenda do Manual da Igreja é separada do documento já disponível de 160 páginas, que inclui a Agenda Geral, a Agenda de Políticas, a Agenda de Constituição e Emendas, e Agenda de Consenso do Concílio Anual. O plano era que, após a aprovação no Concílio Anual, este item aparecesse durante a Assembleia Geral da AG, o único contexto no qual o Manual da Igreja pode ser modificado.

A nova seção recomendada para o Manual da Igreja sobre igrejas caseiras incluía cinco sugestões para ajudar os líderes a “estabelecer e operar igrejas caseiras em seus territórios”. No entanto, o debate não focava em ideias benignas como “flexibilidade” e um foco em “conexão” denominacional. A primeira pessoa a falar notou o valor de igrejas caseiras em “países mais fechados”, mas notou que elas tendem a “ser mais dissidentes por natureza, e menos missionais”. A partir daí, o debate passou de um apoio cauteloso a oposição e esforços para pelo menos tornar opcional às Divisões incluir este item. Uma mudança óbvia envolve a determinação do corpo constitutivo, especialmente se uma região tem muitas “igrejas caseiras” pequenas, cada uma com um número de membros obviamente pequeno. Isso poderia mudar a composição do poder nas Divisões, Uniões e Associações, dando mais representação a facções puritanas com poucas conexões institucionais além de um foco fundamental nas crenças da denominação. Mas o representante da AG resistiu a qualquer coisa exceto integração total no sistema.

A segunda pessoa a falar foi Kyoshin Ahn, secretário da Divisão Norte-Americana (NAD). Ele disse que apoiava o conceito de igrejas caseiras como método para missão, mas afirmou que não apoiava acrescentá-lo ao Manual da Igreja. Ele disse que incluir isso seria “se aventurar em território inexplorado”. Ele acrescentou preocupações sobre responsabilização legal, checagens de antecedentes, e outras questões não abordadas em torno do desenvolvimento de uma abordagem consistente. Alex Bryant, presidente da NAD, fez eco às preocupações de seu colega, defendendo flexibilidade regional.

A partir daí o debate se ramificou, conforme várias outras mudanças eram sugeridas. Uma pessoa fez uma moção para chamá-los de “grupos caseiros”. Após um tempo significativo, ele voltou, desgostoso, e explicou que sua moção não era válida, pois ele era um convidado, não um membro votante da comissão executiva. Ahn retornou ao microfone e fez uma nova moção, para permitir que cada Divisão incluísse este item em uma seção suplementar do Manual da Igreja. Durante uma pausa no processo de processar esta moção e apresentá-la ao grupo, um membro leigo levantou a questão da distribuição tardia do material aos membros. Ele encorajou os responsáveis a compartilharem o material muito antes, em parte para tornar o processo mais eficiente.

Após 45 minutos de confusão e moções que os membros podem ter ou não entendido antes de votar, a linguagem de igreja caseira foi enviada de volta para revisão. “Acho que vai ser revigorante se pudermos nos focar em outra coisa além deste item em particular,” disse Ted Wilson.

Um líder importante, sob condição de anonimato, contou que algumas entidades eclesiásticas buscam conseguir o material para seus membros um mês antes de uma reunião importante. Enquanto os minutos passavam, com 356+ executivos sentados e o presidente da AG, Ted Wilson, sentado ociosamente à mesa, o líder acrescentou: “O corpo de Cristo precisa ser administrado melhor do que isso!”

Esta não foi a única vez em que surgiram questões em torno do uso do tempo pela administração da AG. Além de discutir questões monetárias, o relatório da tesouraria incluía um vídeo com música em loop sobre a viagem missionária do departamento a St. Croix. O vídeo durou mais de 26 minutos. Mas o uso mais esquisito de tempo dos executivos foi modelado por Wilson, que tomou uma hora no domingo e outra na terça-feira para ler citações selecionadas de Ellen White. A primeira hora focava em seleções de uma nova compilação com conselhos sobre dieta e alimentação. Wilson leu citações contra comer porções liberais de comida no sábado e avisou contra os efeitos semelhantemente deletérios de consumir chá e morfina. Através de White, ele advertiu contra os perigos de comer picles. Ele encorajou os membros a comerem Zwieback. Sobremesas causam irritabilidade. As citações apresentavam uma cascata rápida e confusa de injúrias físicas e morais. Um pouco de leite ou de manteiga não tinha problema, mas manteiga e leite poderiam prejudicar os esforços de uma pessoa para trabalhar por sua salvação com temor e tremor. É um dever religioso que toda menina e mulher deveria fazer pão, e mães que praticam a verdadeira religião farão pão da melhor qualidade. Terceiras refeições, suco de maçã, e comidas e bebidas muito quentes sinalizam um apetite pervertido.

Na terça-feira, por mais uma hora, Wilson encerrou esta performance lendo os escritos de White sobre eventos no fim dos tempos. Seis líderes importantes conversando em caráter privado expressaram sua preocupação de que este não foi o melhor uso de tempo dos executivos.

No Concílio Anual de 2024, os líderes da IASD estiveram sentados em reuniões por cerca de 50 horas. Até o momento, questões presidenciais, administrativas e processuais fizeram com que discussões executivas e decisórias mal ocupassem uma hora. Ele foi encerrado pontuando tropeços procedimentais. Nele, os líderes da IASD discutiram mudanças financeiras e de políticas, debateram práticas eclesiásticas, e projetaram visões para a missão global da igreja.

Queda nos dízimos e aumento nas ofertas

Paul Douglas, tesoureiro da AG, reportou uma queda na renda proveniente de dízimos desde o ano passado. Esta tendência de queda gerou preocupação. “Quando comparamos agosto de 2024 com agosto de 2023, temos 7,6% a menos”, disse ele. Por outro lado, as ofertas aumentaram em 9%, ultrapassando as expectativas orçamentárias em 24,5%. O capital de giro da IASD e sua liquidez permanecem fortes, excedendo o mínimo exigido, reportou ele.

Cortes orçamentários e paridade de dízimos

O orçamento da AG para 2025 corta US$ 2,3 milhões da Adventist Review e da Adventist World, em meio a uma reestruturação. O vice-tesoureiro J. Raymond Wahlen II destacou o impacto contínuo de ajustes na paridade dos dízimos, com uma expectativa de aumento de US$ 1,8 milhões por parte das Divisões. Esta mudança alinha as contribuições de dízimo da Divisão Norte-Americana (NAD) com outras Divisões, em 3%. Surgiram questões quanto às implicações destes ajustes a longo prazo. Norbert Zens, tesoureiro da Divisão Intereuropeia, buscou um esclarecimento: “De acordo com a Working Policy, as porcentagens de dízimos remetidas da NAD à AG deveriam ser 3% mais 0,85%. Ajudem-me a entender isso,” disse ele.

Debates a respeito de homechurches revelam tensões na governança

Uma proposta para incluir “homechurches” no Manual da Igreja provocou debates intensos e confusões procedimentais. Defensores citavam precedentes bíblicos e eficácia missionária, enquanto outros se preocupavam com aplicabilidade global e desafios na supervisão. “A política nunca importa, até que importa. E então ela importa muito,” brincou o vice-secretário Hensley Moorooven. Membros da comissão fizeram moções e tentaram introduzir emendas, tornando a discussão caótica e ilustrando a luta da IASD para equilibrar adaptabilidade local e unidade global.

Em última instância, o assunto foi enviado de volta para estudos adicionais, deixando o futuro das homechurches adventistas como uma questão em aberto.

Iniciativas missionárias apresentam impacto global

A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) mostrou um projeto em Gana que empodera fazendeiros de caju locais e interrompe cadeias de valor tradicionais. “Estamos pagando a mais para esses fazendeiros,” anunciou Michael Krueger, presidente da ADRA. Ao processar o caju localmente, a iniciativa mantém os lucros dentro da comunidade, melhorando os meios de subsistência de milhares de pessoas e estabelecendo um modelo de desenvolvimento sustentável.

O Instituto Adventista Internacional de Estudos Avançados (AIIAS) destacou seu papel na criação de líderes focados na missão dentro da assim chamada Janela 10/40. O presidente Ginger Ketting-Weller enfatizou, “A missão não para para estudos de pós-graduação.” O AIIAS oferece educação avançada enquanto incorpora estudantes em comunidades, garantindo que eles permaneçam conectados e efetivos em seus contextos locais.

De modo semelhante, a Universidade Adventista da África (AUA) compartilhou testemunhos pastorais que demonstram o poder transformador da educação. Alunos formados estão voltando às suas regiões equipados para fazer impactos imediatos. Um pastor descreveu o quanto o treinamento teológico melhorou seu ministério, particularmente na integração de cuidado espiritual com serviços de saúde.

A Divisão do Pacífico Sul reportou a respeito da campanha massiva “Papua Nova Guiné para Cristo”, na qual mais de 2.300 encontros públicos simultâneos levaram a milhares de batismos. “Nosso país orou e jejuou por oito anos,” disse Malachi Yani, presidente da União-missão PNG, “e testemunhamos a incrível obra de Deus na unificação do nosso povo.” A campanha combinou uma pressão batismal imensa com uma clínica de saúde em larga escala oferecendo cuidados médicos gratuitos.

Outros destaques do concílio

Ênfase na integridade financeira: Auditorias revelaram que 80% das entidades tinham violações a políticas centrais, motivando pedidos por maior prestação de contas. “Nós devemos sustentar os mais altos níveis de integridade,” insistiu Ted Wilson, presidente da AG.

Esclarecimento a credenciais de capelania: emendas nos regulamentos agora permitem às Divisões garantir credenciais ministeriais a capelães em papéis não denominacionais, garantindo que eles sejam reconhecidos como “pastores de verdade, não pastores de segunda classe”, de acordo com Ivan Omaña, diretor da AG para o Ministério Adventista de Capelania.

Debate de padrões de mordomia: Uma proposta exigindo que oficiais da IASD devolvam dízimos e ofertas fielmente provocou uma discussão a respeito de liderança e responsabilização. “Nós não permitimos que um ladrão de bancos seja um líder na IASD. Por que diríamos que não tem problema roubar a Deus?”, perguntou Philip Mills, pastor da igreja adventista de Lansing.

Melhorias no engajamento da juventude: Atualizações para o Ministério JOoem mudaram o foco de “discipulado” para “criação de discípulos”, buscando revigorar o envolvimento de membros jovens com a missão.

Novas Uniões aprovadas: O concílio aprovou novas Uniões nas Filipinas, em Gana, Camarões, Costa Rica e Nicarágua, expandindo a estrutura organizacional da IASD.

Lançamento de iniciativas tecnológicas: Parcerias foram anunciadas para que programas de tradução por IA ampliem o alcance da Adventist World Radio, do Hope Channel, e dos escritos de Ellen G. White.

Já na conclusão do Concílio Anual de 2024, Ted Wilson reconheceu a agenda cheia: “Vocês foram extraordinariamente pacientes, e merecem um prêmio muito especial,” disse ele. “Infelizmente, o melhor que podemos oferecer são marmitas.

O evento sublinhou os esforços contínuos da IASD para navegar realidades financeiras, sustentar integridade regulamentar, e se adaptar a um mundo em transformação — tudo isso enquanto avança uma missão global que possa tocar vidas palpavelmente.

Notas:

1. Nota dos Editores: As opiniões políticas expressas na matéria são de responsabilidade exclusiva dos autores do texto.